Fuvest 2026: professores comentam prova da 1ª fase e ressaltam interdisciplinaridade das questões
Chegada dos candidatos para a 1ª fase da Fuvest na faculdade Unip, na Chácara Santo Antônio, na Zona Sul de SP LEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO A...
Chegada dos candidatos para a 1ª fase da Fuvest na faculdade Unip, na Chácara Santo Antônio, na Zona Sul de SP LEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO A prova da primeira fase da Fuvest 2026, que ocorreu neste domingo (23), foi considerada trabalhosa e inteligente por professores de cursinhos pré-vestibulares ouvidos pelo g1. Eles também destacaram a interdisciplinaridade das questões. "Foi uma prova impecável, uma prova inteligente. Utilizou, como já havia sido anunciado pela própria Fuvest, muitas questões interdisciplinares, usando como ponte a geografia, a sociologia, a filosofia e a própria literatura", afirmou a professora Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo. Segundo a própria Fuvest, da lista de leituras obrigatórias, apenas "Nebulosas", de Narcisa Amália, não foi utilizado nas perguntas desta fase, com todas as outras oito obras selecionadas sendo citadas em pelo menos uma questão. Estão em disputa 8.147 vagas, e 111.480 pessoas se inscreveram para o vestibular. A taxa de abstenção foi de 9,17%. Exclusivo: SP1 mostra impressão da prova da Fuvest ✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp Veja abaixo a análise dos professores por disciplina: Biologia Para Vera Lúcia, "a prova de biologia foi uma prova com várias questões interdisciplinares com o inglês. E, bem interessante, uma questão do lobo extinto, de recente divulgação, e, de repente, aparece a questão muito bonita da biotecnologia. Então, uma questão muito nova, moderna, atualíssima, questão de imunização, mas também teve questão de botânica e de ecologia, que são mais clássicas na biologia". Inglês A professora Vera, do Objetivo, avaliou a prova de inglês como "trabalhosa". "O aluno tem que ter domínio do vocabulário, não adiantava saber a disciplina, tinha que ter domínio do vocabulário. Então, nível médio para alto. E o trabalho dos textos longos. Então, tem que tomar cuidado com isso." Física A professora Vera considerou a avaliação de física como bastante trabalhosa. "No aspecto de que eram textos longos. O aluno mais de Exatas vê uma prova como cansativa, ler esses textos tão longos. Mas exigiu um conhecimento profundo da matéria. Questões que exigiram um conhecimento mais profundo na física, mas foi uma prova moderna, bem contextualizada. Observe essa questão onde tem o desenho do ovo, o cozimento do ovo, bem contextualizada essa questão. Outra, do buraco negro, do efeito fotovoltaico, Mas, por exemplo, não houve nenhuma questão de elétrica. Então, a física teve uma variedade grande, de profundidade de matéria até o conhecimento básico." Geografia Altieris Lima, professor de geografia da Escola SEB AZ Lafaiete destacou que o tema das mudanças climáticas foi abordado, apesar de não ter havido nenhuma questão específica sobre a COP 30. "A prova veio bastante interdisciplinar, como já esperávamos após o simulado. Apesar de não ter caído uma questão específica sobre a COP 30, o tema das mudanças climáticas apareceu em duas ótimas questões: uma sobre o sistema de crédito de carbono criado no Protocolo de Kyoto e outra sobre o monitoramento de movimentos de massa causados por eventos climáticos extremos, com foco nas cidades brasileiras e seus desafios de urbanização desordenada. No geral, foi uma prova alinhada com pautas de resiliência e adaptação às mudanças climáticas." Português Willy Rocha, professor de Língua Portuguesa da Escola SEB AZ Lafaiete, destacou a "interdisciplinaridade" e afirmou que a prova foi muito diferente neste ano. "O que chamou a atenção foi a interdisciplinaridade da prova, uma prova muito diferente, muito especial. Foram 24 questões de língua portuguesa extremamente interdisciplinares. A prova trouxe uma questão sobre Caetano Veloso, que explicava porque Caetano Veloso tinha escolhido o nome da irmã dele de Maria Betânia. Destaco também uma questão que falava das obras ‘Caminho das Pedras’ e ‘As Meninas’, falando das políticas e leis para as mulheres desde a lei geral de 1827, o acesso à educação em 1934, o estatuto da mulher casada em 1962 e a lei do divórcio em 1977.” História A professora Vera ressaltou que, na parte de história, "temos o protagonismo indígena". "Aparece desde o Marco Temporal até a catequese estratégica que houve dos indígenas, até história da arte, crítica de obra de arte. Então, por exemplo, esta obra que está no Masp, de capoeira, a visibilidade e a crítica da cultura negra. É uma tela muito importante. Uma prova realmente muito bem elaborada." Química Já a parte de química foi uma prova com "cálculos simples, de nível médio mesmo", classificou a professora Vera. "O aluno conseguia responder com conhecimento básico. Outras questões de química propuseram soluções de situações-problema." 📌 Calendário da Fuvest 2026 2ª fase: 14 e 15/12/2025 Específicas — Música: 9 a 12/12/2025 Específicas — Artes Visuais: 11/12/2025 Específicas — Artes Cênicas: 5 a 9/01/2026 1ª chamada: 23/01/2026 Candidatos da 1ª fase da Fuvest na faculdade Unip, na Chácara Santo Antônio, na Zona Sul de SP LEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO