cover
Tocando Agora:

Paul Thomas Anderson e guitarrista do Radiohead pedem retirada de trilha deles de filme sobre Melania Trump

Melania Trump fala durante estreia de seu documentário em Washington Kevin Lamarque/Reuters O diretor Paul Thomas Anderson e o guitarrista Jonny Greenwood, do ...

Paul Thomas Anderson e guitarrista do Radiohead pedem retirada de trilha deles de filme sobre Melania Trump
Paul Thomas Anderson e guitarrista do Radiohead pedem retirada de trilha deles de filme sobre Melania Trump (Foto: Reprodução)

Melania Trump fala durante estreia de seu documentário em Washington Kevin Lamarque/Reuters O diretor Paul Thomas Anderson e o guitarrista Jonny Greenwood, do Radiohead, pediram que um trecho de uma música do filme “Trama Fantasma” (“Phantom Thread”) seja retirado do controverso documentário "Melania", sobre a primeira-dama americana. Greenwood foi o responsável pela produção musical de “Trama Fantasma”, lançado em 2017, dirigido por Paul Thomas Anderson. Em comunicado, os dois alegam que uma parte da trilha do longa-metragem foi usada sem permissão pela produção sobre Melania Trump. “Chegou ao nosso conhecimento que uma música de ‘Trama Fantasma’ foi usada no documentário ‘Melania’”, disse a dupla em um comunicado divulgado pela Variety. “Embora Jonny Greenwood não detenha os direitos autorais da trilha sonora, a Universal não o consultou sobre este uso por terceiros, o que constitui uma violação de seu contrato de compositor. Como resultado, Jonny e Paul Thomas Anderson solicitaram que a música seja removida do documentário.” Nos últimos 25 anos, Greenwood tem sido mais ativo como compositor de trilhas sonoras para filmes do que como músico de rock, escrevendo ou contribuindo para as trilhas de 12 filmes, segundo a Variety. Representantes do documentário não se pronunciaram até o momento sobre o caso. Veja os vídeos que estão em alta no g1 'Melania', dirigido por Brett Ratner, tem sido alvo de polêmicas por conta do custo elevado para um documentário desse tipo (estima-se que foram cerca de US$ 75 milhões) e por ser pouco revelador sobre a primeira-dama americana. Ela acompanhou cada detalhe da produção e decidiu o que seria exibido ao público, algo pouco usual nesses documentários. Pelo mundo, 'Melania' tem acumulado pouca arrecadação. No Brasil, por exemplo, sua estreia foi marcada por salas vazias, assim como outros países. Nos Estados Unidos, porém, a obra tem conseguido números expressivos. Segundo a Variety, a produção arrecadou US$ 13,35 milhões no mercado doméstico após dois fins de semana em cartaz, um valor notável para um documentário desse tipo. Mas o investimento é alto, um valor que especialistas consideram sem precedentes para esse tipo de produção, considerando que esses documentários tradicionalmente não geram grandes bilheterias. Além disso, os donos de cinemas ficam com cerca de metade da receita dos ingressos, o que torna mais difícil justificar o custo de 'Melania', aponta a Variety. O gasto extravagante da Amazon MGM levou outros na indústria a especular se o documentário seria uma tentativa do estúdio de se aproximar do atual governo americano.